Voluntários organizam Carnaval da Inclusão em Votorantim. Será na sexta-feira (21).
Olá!
Segue uma sugestão de pauta para sexta-feira (21), à tarde (relise abaixo).
---------------------------------------------------------------------------------
Algumas dicas para direcionamento da reportagem:
1 -Sem verba pública neste ano, a festa é realizada totalmente por voluntários, como o DJ Sidney, o bailarino Jacaré, entre outros.
2- Para a grande maioria dos convidados é a única excursão que eles fazem no ano, ou seja, o único passeio para diversão.
3- Muitos convidados se separaram depois de viverem por décadas em hospitais psiquiátricos que não existem mais. A festa é a única oportunidade anual para o reencontro. Para equipes de TV, a dica é chegar antes deles e observar a chegada deles, quando eles descem dos ônibus e das vans e vão ao encontro dos amigos.
4- Carnaval pode ser sinônimo de paquera e beijo na boca. É lindo de ver!
5- Muitos dos convidados estão desde o início do ano se preparando para festa, confeccionando seus abadás e máscaras.
6- Sugestão de entrevistados:
-Terapeutas ocupacionais que acompanham os moradores das residências terapêuticas;
- Usuários do serviço de saúde mental (indicados pelos profissionais, que detectam aqueles que conseguem dialogar)
- Voluntários que se doam para festa, como o DJ, o bailarino e organizadores.
Contato para dúvidas: (15) 99718-6062 (com Luciana Lopez)
----------------------------------------------------------------------------
Carnaval da Inclusão será realizado na sexta-feira (21) em Votorantim
A Associação Cultura Votorantim (ACV), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer de Votorantim, promove na próxima sexta-feira (21) a 14ª edição do Carnaval da Inclusão, uma matinê voltada para pessoas em tratamento da saúde mental.
O evento realizado por voluntários tem por intuito proporcionar aos moradores de Residências Terapêuticas, além de frequentadores do serviço de Saúde Mental de toda a região, um momento de lazer, distração e diversão.
A inclusão ocorre por a matinê integrar a programação regional dos festejos carnavalescos e reúne centenas de pessoas que não possuem muitas oportunidades de diversão durante o ano.
O evento será realizado no Aquário Cultura Votorantim, ao lado da Praça de Eventos, no Centro, Votorantim/SP, das 14h às 17h, com entrada gratuita para o público convidado. Voluntários dispostos a colaborar com a animação são bem-vindos.
São oferecidos lanches, refrescos, além de serpentina e confetes. "Costuma ser um momento muito aguardado pelos convidados. Eles sentem-se valorizados por perceberem que a festa preparada com muito carinho especialmente para recebê-los", comenta o responsável pela Associação, Werinton Kermes.
Neste ano, são esperadas cerca de 350 pessoas de várias instituições de cidades da região, como Itapetininga, Capela do Alto, Sorocaba, Votorantim, Itu, Salto de Pirapora, Piedade, entre outras.
"Após o movimento de desinstitucionalização dos hospitais psiquiátricos, os antigos moradores desses hospitais se separaram daqueles com quem conviveram por décadas e a festa marca um reencontro anual com os amigos. É lindo e emocionante de presenciar", explica Kermes.
Visando aumentar a participação da sociedade e permitir que a inclusão se dê por completo, e não apenas por estar inserida na programação carnavalesca, os organizadores convidam voluntários para se unirem aos convidados especiais da folia, com desprendimento e solidariedade, levando alegria e amor, em um gesto de carinho e humanidade. Os interessados podem comparecer no local, na data e hora do evento. Caso sejam formados grupos, pede-se a gentileza de informar antecipadamente o número de voluntários pelo telefone/ WhatsApp (15) 99718-6062 (ACV).
A festa é gratuita, exceto o transporte, que é responsabilidade da Residência/ Clínica/ Instituição Psiquiátrica. Sugere-se que os convidados confeccionem suas máscaras e adereços como forma de trabalho artesanal criativo e terapêutico.
Att,
Luciana Lopez
Comentários
Postar um comentário