Iara Bernardi questiona destino de famílias de áreas de risco

Iara Bernardi questiona destino de famílias de áreas de risco

A vereadora Iara Bernardi (PT) presidiu, nesta sexta-feira (11) parte da audiência pública de apresentação da Lei Orçamentária Anual de 2020. Uma das Secretarias que apresentou seus dados foi a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. A parlamentar questionou a pasta sobre regularizações, novos programas habitacionais, e o remanejamento de pessoas em áreas de risco.

Um dos questionamentos de Iara foi sobre a realocação das famílias que moram em áreas de alagamento no Vitória Régia, em uma região próxima do Rio Sorocaba. A pasta informou que a SEPLAN (Secretaria de Planejamento) está em diálogo com os moradores locais. Iara disse que interpelou o Secretário daquela pasta, mas não conseguiu informações sobre isso.

Posteriormente, um técnico da Secretaria de Habitação disse que as famílias podem ser realocadas para uma área remanescente da Prefeitura de Sorocaba, em novos lotes urbanizados. O Secretário da pasta da habitação, Sérgio David Barreto, disse que a SEPLAN está em diálogo com as famílias, sobre como indenizá-las, e que entrará em contato com esta secretaria para se informar melhor. Iara pediu uma atenção especial para uma área da Zona Norte, onde o BRT passaria, no Parque Vitória Régia.

Uma outra área, na Rua Bento Mascarenhas Jequitinhonha, também demandou um pedido de atenção especial da Secretaria de Habitação. "Existem vários pedidos de usucapião para uma área que sofreu forte aterramento. Foi uma falha terrível do Poder Público para essa área, que hoje possui casas e outras moradias, na confluência daquela Rua com a Avenida Whashington Luiz. É um absurdo que isso esteja ocorrendo no centro de Sorocaba, uma ocupação desordenada", disse.

Sérgio disse que vai tratar com outros Secretários de outras pastas, para que eles atuem nessas ocupações, já que sua pasta trata apenas de áreas consolidadas.

Por fim, Iara questionou o secretário Sérgio sobre o Plano Municipal de Habitação Popular. Ele disse que o cadastramento de novas pessoas vai começar este ano, uma vez que o Plano já está pronto. Ele disse que fazer o chamamento público para candidatos a contemplados é essencial para saber o déficit habitacional de Sorocaba. Em seis meses, segundo ele, novas ações podem ser tomadas, após terem uma melhor noção desse déficit.

11/10/2019

André Canevalle Rezende
Assessoria de Imprensa
(15) 99601-7667

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto, áudio, vídeo e foto | Comissão Especial acompanhará processo licitatório da merenda em Sorocaba

Tatiane Polis será ouvida dia 09/04 pela CPI do Falso Voluntariado

Werinton Kermes falará em Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação sobre o papel da mídia local e regional