Aprovada em segunda discussão a criação da Semana Municipal do Samba
Aprovada em segunda discussão a criação da Semana Municipal do Samba
A Câmara Municipal de Sorocaba aprovou, na manhã desta quinta-feira (07) o projeto de lei de autoria da vereadora Iara Bernardi (PT Sorocaba) que cria a Semana Municipal do Samba. De acordo com o PL, a Semana Municipal do Samba passa a integrar o calendário oficial de eventos do Município, a ser realizada, anualmente, na semana em que recai o dia 02 de dezembro, "Dia Municipal do Samba".
O Dia Municipal do Samba foi criado pelo vereador José Francisco Martinez (PSDB), que acompanhou a protocolização do projeto que cria a semana. Na ocasião da protocolização do documento, ocorrida em 29/11 do ano passado, dezenas de sambistas tocaram diversas músicas no saguão de entrada da Casa de Leis, em celebração ao PL.
Em todos os dias "02 de dezembro", comemora-se o Dia Nacional, Estadual e Municipal do Samba. A data comemorativa foi estabelecida para homenagear o dia em que o músico Ary Barroso visitou Salvador pela primeira vez. O que seria uma celebração local foi aos poucos se espalhando pelo país, até virar uma comemoração nacional – mais ou menos como aconteceu com o próprio samba.
"Porém, um só dia não basta para celebrar tanta luta, história, ginga, batucada e tanta arte realizada por povo que a todo momento não se cansa de mostrar o seu valor. Propomos aqui a 'Semana do Samba', do samba de roda, do samba de breque, do samba-enredo, do samba quadrado, do samba rock, do partido alto, do samba que é samba do samba da gente", enfatiza Iara Bernardi.
"O samba é a confluência de forças que ressignificam as realidades. Sempre será a experiência corpórea e coletiva de uma brasilidade ainda pouco conhecida. A possibilidade de instituirmos a semana municipal do samba para Sorocaba é expressão genuína de nossa força enquanto povo", escreve Iara em sua justificativa.
"Reconhecer este processo é o principio da (re)construção das nossas identidades. É afirmar que através do samba expressamos uma sociedade que reconhece a importância de sua ancestralidade, a importância do presente e a manutenção de um futuro possível a todos e todas", conclui.
07/03/2019
André Canevalle Rezende
Assessor de Imprensa
(15) 99601-7667
Comentários
Postar um comentário