Neste Sábado: Câmara sediará Aula Magna do Curso de Promotoras Legais Populares

Neste Sábado: Câmara sediará Aula Magna do Curso de Promotoras Legais Populares

Por iniciativa da vereadora Iara Bernardi (PT Sorocaba), a Câmara Municipal realizará, neste sábado (09), com início às 15h30, Sessão Solene com aula Magna do Curso de Promotoras Legais Populares – PLPs. A homenageada desta que é a 17ª turma de PLPs é a histórica militante pelas causas da mulher, Elisa Gomes, que cede o nome à turma.

Coordenado em Sorocaba pelo Plenu – Instituto Plena Cidadania, apoiado por entidades e órgãos públicos, o curso visa criar, nas mulheres, uma consciência a respeito de seus direitos como pessoas e como mulheres, de modo a transformá-las em sujeitos de direito, além de desenvolver uma consciência crítica a respeito da legislação existente e dos mecanismos disponíveis para aplicá-la de maneira a combater o sexismo e o elitismo. Um dos principais focos do curso de PLPs é promover um processo de democratização do conhecimento jurídico e legal, em particular o que é pertinente a condição feminina e às relações de gênero.

O conteúdo abrange a organização do Estado e da Justiça, introdução ao estudo do Direito, o conhecimento das normas e políticas de Direitos Humanos, Direitos Constitucionais, Direitos reprodutivos, Saúde, Direito de Família, Direitos Trabalhista, Previdenciário, Penal, do Consumidor, Direitos da Criança e do Adolescente, Direitos das Pessoas vivendo com AIDS, Igualdade Racial, dentro outros assuntos.

Elisa Gomes, homenageada da 17ª Turma de PLPs

Elisa Gomes, hoje com 82 anos, foi a primeira presidenta eleita do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Sorocaba. Foi uma das articuladoras da criação da Comissão Pró-Unificação do Movimento Feminino de Sorocaba, essencial para fazer com que as mulheres entendessem que eram discriminadas. Feminista, atuou fortemente em movimentos feministas na cidade. Teve forte ação no movimento municipal das Diretas-Já, em 1984. Sua defesa da mulher e das melhorias de condições de trabalho, remuneração, saúde e educação para seus filhos, são marcas de Elisa que entraram para a história do movimento feminista de Sorocaba.

07/03/2019

André Canevalle Rezende
Assessor de Imprensa
(15) 99601-7667

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto, áudio, vídeo e foto | Comissão Especial acompanhará processo licitatório da merenda em Sorocaba

Denúncia aponta que conversa que deu origem à operação Casa de Papel partiu de celular pertencente ao vereador Hudson Pessini

Iara Bernardi defende combate à perda de água e racionalização do uso dos recursos hídricos