Vereadora Iara Bernardi critica apostilas do SESI e as considera incompatíveis com o sistema público municipal de educação

Vereadora Iara Bernardi critica apostilas do SESI e as considera incompatíveis com o sistema público municipal de educação

A vereadora Iara Bernardi (PT Sorocaba) demonstrou estranheza e teceu críticas ao analisar as apostilas do sistema SESI de ensino, que o prefeito José Crespo (DEM) está implantando no sistema municipal de educação de Sorocaba. "Neste sábado e domingo tive o tempo e oportunidade de conhecer parte das apostilas do SESI, desconhecidas pela Rede, que não teve a oportunidade nem o canal de diálogo para opinar sobre elas. O que vi suscita muitas perguntas de difícil resposta, a indica graves dificuldades pela frente", diz Iara.

Cerca de 2600 educadores receberam hoje um treinamento acerca do novo material. eles vestiram preto, em sua enorme maioria, para demonstrar a insatisfação com a qual recebem o apostilamento. Segundo eles, a decisão de Crespo em implementar o material não estabeleceu diálogo com os servidores. Foram investidos cerca de R$ 8 milhões de reais nas apostilas.

Segundo Iara, as apostilas apresentam textos bons nos materiais analisados. Contudo, depois de lidos em sala, pede-se quase sempre pesquisas na internet. "Pergunto, haverá tempo para isso se não temos mais o período integral? As escolas têm computadores para todas as salas fazerem consulta? Todas as escolas têm bibliotecas para consulta? Isto é pedido sempre após o estudo da apostila", afirma a parlamentar.

Questões regionais aparecem, segundo ela, com frequência nas apostilas, dificultando o cumprimento das atividades propostas. Em vários materiais aparecem textos que são para alunos paulistanos, com paisagens da cidade de São Paulo, mapas, metrô, parques, avenidas, bairros da capital, shoppings, USP, sugerindo atividades e visitas. Para a vereadora, haverá uma grande dificuldade para os professores adequarem as atividades sugeridas à realidade sorocabana.

"Para todas as apostilas, em cada tema temos várias indicações de livros e vídeos para a leitura e aprofundamento do assunto. Temos esses livros escolhidos nas nossas bibliotecas para os alunos?", pergunta. "Sempre que os textos pedem reflexão sobre a sua cidade a apostila se refere à capital. Como trabalhar este problema? Ignora-se estes textos?", conclui.

A parlamentar chegou a divulgar em suas redes uma foto de atividade destinada a crianças de 5 anos. Na foto, aparece a ilustração de uma moça negra com as pernas cruzadas, sobre a legenda "perna", acompanhada de uma cabeça masculina, sobre a legenda "pescoço", e do desenho de um pernilongo, sobre a legenda "pernilongo". Aos alunos, é questionado: "O que é, o que é que vira a cabeça do homem?".

A vereadora cravou o seguinte comentário em sua postagem: "Colegas educadores que vão lecionar nas escolas municipais: trabalhar bem direitinho com as nossas crianças de 5 anos as noções básicas de Machismo e Racismo das apostilas do SESI. O tio Crespo e o tio André vão tomar a lição depois", escreveu ela, em tom de ironia.

Foto citada do material em anexo.

André Canevalle Rezende
Assessor de Imprensa
(15) 99601-7667

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto, áudio, vídeo e foto | Comissão Especial acompanhará processo licitatório da merenda em Sorocaba

Denúncia aponta que conversa que deu origem à operação Casa de Papel partiu de celular pertencente ao vereador Hudson Pessini

Iara Bernardi defende combate à perda de água e racionalização do uso dos recursos hídricos