Câmara aprova Medalha "Zumbi e Dandara dos Palmares", para homenagear lutas contra a discriminação e na defesa da igualdade
Câmara aprova Medalha "Zumbi e Dandara dos Palmares", para homenagear lutas contra a discriminação e na defesa da igualdade
A Câmara Municipal de Sorocaba aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Decreto Legislativo nº 60/2018, da autoria conjunta da vereadora Iara Bernardi (PT) e do vereador Renan Santos (PCdoB), que cria a Medalha "Zumbi e Dandara dos Palmares", a ser concedida pelo Legislativo a personalidades que se destacaram nas ações contra a discriminação racial, na defesa dos princípios constitucionais fundamentais e da promoção da igualdade racial.
A honraria, que será entregue em sessão solene na Semana da Consciência Negra, contemplará até três pessoas em cada ano, não podendo se repetir em relação ao mesmo homenageado. A indicação dos homenageados deverá ocorrer até a primeira quinzena do mês de setembro, cabendo à Mesa Diretora defini-los.
Na justificativa do projeto, os parlamentares lembram que Dandara foi uma guerreira da resistência negra à escravidão no maior quilombo das Américas, o Quilombo dos Palmares. "Lutadora de capoeira e hábil na utilização de armas, liderou as falanges femininas do exército negro palmarino", enfatizam. Foi esposa de Zumbi e, com ele, teve três filhos: Motumbo, Harmódio e Aristogíton. Suicidou-se, depois de presa, em 6 de fevereiro de 1694, para não voltar na condição de escravizada.
Já Zumbi dos Palmares foi o mais conhecido líder do Quilombo dos Palmares e morreu em 20 de novembro de 1695 em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, no Estado de Pernambuco. "A luta de Zumbi dos Palmares e de Dandara foi contra a escravidão e contra as injustiças e as exclusões, razão que justifica a nomeação da Medalha Dandara e Zumbi dos Palmares a personalidades que se destacam nas ações contra a discriminação racial e na defesa dos princípios constitucionais fundamentais e de inclusão social no município de Sorocaba", enfatizam Iara Bernardi e Renan Santos. O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça e demais comissões.
André Canevalle Rezende
Assessor de Imprensa
(15) 99601-7667
Comentários
Postar um comentário