Iara Bernardi alertou, em julho, sobre níveis baixos da Represa de Itupararanga
Iara Bernardi alertou, em julho, sobre níveis baixos da Represa de Itupararanga
O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) comunicou esta semana que as represas de Itupararanga e Ipaneminha estão com níveis baixos de armazenamento. A informação não deve ser vista como novidade, segundo a vereadora Iara Bernardi (PT Sorocaba), já que em 26 de julho deste ano, ela e o vereador João Donizeti Silvestre (PSDB Sorocaba) já haviam alertado que a Itupararanga estava com níveis baixos mesmo para aquela época do ano.
Em conversa com moradores locais, eles disseram que nunca haviam visto os níveis de água baixarem tão rápido para aquele período: uma média de 10 centímetros por dia.
Iara e Donizeti são membros da Comissão Especial de Abastecimento e da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Sorocaba, estiveram na Represa do Ferraz (Bairro do Éden/ Sorocaba) e na Represa de Itupararanga, na região de Mairinque. Eles estiveram acompanhados de Ildéia Maria de Souza e Geninho Fattori, atuantes junto ao conselho da APA de Itupararanga.
Os moradores do entorno da Itupararanga acreditam que a descida acelerada dos níveis de água seja decorrente do aumento da demanda dos municípios que utilizam a represa, como Sorocaba, Votorantim, Ibiúna, Piedade, dentre outras, bem como à falta de chuvas. Na ocasião, eles reclamaram aos vereadores sobre a falta de fiscalização por parte de órgãos técnicos.
Durante a visita, em julho, Iara afirmou que já esteve no local em outras épocas do ano, em anos anteriores, e o que via naquele mês era nitidamente pior. Segundo ela, Sorocaba é sede de região metropolitana, e a maior dependente das águas de Itupararanga. "Ela tem que liderar um movimento de preservação dessa represa, que envolva outros municípios. Trata-se de uma questão de Estado, não mais de apenas uma cidade", cobrou na ocasião.
"A Itupararanga é um patrimônio natural de valor imensurável, e que pode estar sendo comprometido para as futuras gerações, se não tomarmos medidas conjuntas efetivas", falou o vereador João Donizeti. "Vamos levar essas informações para o Conselho Gestor da APA de Itupararanga, porque essa é uma questão urgente", afirmou Ildéia de Souza, membro do Conselho da APA.
19/12/2018
Comentários
Postar um comentário