Fila da Mamografia: 3960 mulheres. Espera para exame: 3 anos

Fila da Mamografia: 3960 mulheres. Espera para exame: 3 anos

 

A vereadora Iara Bernardi (PT Sorocaba) criticou duramente a falta de estrutura da Prefeitura Municipal de Sorocaba no tocante ao atendimento à saúde da mulher. Mulheres da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer estiveram na Câmara Municipal para falar do Outubro Rosa e da corrida Pink do Bem, cujo valor arrecadado será destinado ao pagamento de mamografias.

 

Durante a exposição do tema, foi divulgado o dado de que a fila para mamografias é de 3.960 pessoas (dado de julho deste ano). Após o agendamento do exame, demora-se três anos para fazê-lo. "Como deputada, eu trouxe R$ 600 mil reais em 2013 para a construção de uma ala na Policlínica para tratar da saúde da mulher. Mas essa ala jamais foi estruturada. A Policlínica não tem mamógrafo", disse Iara.

 

Segundo ela, a Santa Casa tem dois mamógrafos, mas a Prefeitura não contrata os serviços do hospital para ampliar os exames. O sistema de atendimento pelo qual a mulher primeiro passava por uma UBS, depois pela Policlínica e enfim pela Santa Casa, o que garantia o tratamento, foi desmantelado, segundo a petista. "Não vemos as políticas sociais traduzidas no Orçamento da Prefeitura. Se não fossem as entidades sociais, a situação estaria muito pior!", critica Iara.

04/10/2018

André Canevalle Rezende

Assessor de Imprensa

(15) 99601-7667

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto, áudio, vídeo e foto | Comissão Especial acompanhará processo licitatório da merenda em Sorocaba

Denúncia aponta que conversa que deu origem à operação Casa de Papel partiu de celular pertencente ao vereador Hudson Pessini

Iara Bernardi defende combate à perda de água e racionalização do uso dos recursos hídricos