1074 professores eventuais atuam na rede de ensino; Iara critica “ações ditatoriais”
1074 professores eventuais atuam na rede de ensino; Iara critica "ações ditatoriais"
A vereadora Iara Bernardi (PT Sorocaba) utilizou a tribuna da Câmara, durante a sessão desta quinta-feira (25) para criticar duramente as ações do Prefeito José Crespo (DEM) em relação à educação municipal. Crespo está propondo a "gestão compartilhada" na rede, que Iara e os profissionais de educação classificam como "terceirização da educação"; o apostilamento, impondo material do SESI à rede municipal; e não contrata novos professores.
Iara criticou a ausência do Secretário da Educação, André Gomes, na audiência pública promovida por ela e pelo Conselho Municipal de Educação na terça-feira (23), quando esses assuntos foram debatidos. "O Secretário André Gomes tanto fala em entregar unidades de educação para organizações sociais. Mas todas as que se habilitaram, que foram aprovadas junto ao edital da Prefeitura, são ligadas à saúde, não à educação. Além disso, dentre elas, apenas uma é de Sorocaba", disse.
Iara criticou a falta de diálogo do Executivo para com a rede de educação, pais e alunos, impondo ações como o apostilamento sem que a rede pudesse opinar. Só com essa ação, serão gastos mais de R$ 8 milhões de reais. "São decisões importantíssimas, como essa terceirização e o apostilamento, tomadas sem diálogo, sem nenhuma consulta ou debate", criticou.
Falta de profissionais – Iara Bernardi criticou Crespo por ele não contratar novos professores para a rede de educação. Segundo ela, existem mais de 170 profissionais aprovados em concurso, aguardando o chamamento para ocuparem suas vagas. "Há um número assustador de professores eventuais atuando: 1074 trabalhando na rede, além de estagiários que muitas vezes fazem o papel de professores. Existem escolas como a do Carandá, em que metade dos professores são eventuais", protestou.
25/10/2018
André Canevalle Rezende
Assessor de Imprensa
(15) 99601-7667
Comentários
Postar um comentário