VALE ESSE: Vereadores e representantes do Conselho Municipal de Saúde vistoriam a Policlínica Municipal

Alterações em azul. Desculpem o incômodo.


Vereadores e representantes do Conselho Municipal de Saúde vistoriam a Policlínica Municipal

Fotos anexas

A vereadora Iara Bernardi (PT Sorocaba) e o vereador José Francisco Martinez (PSDB Sorocaba), estiveram na Policlínica Municipal na manhã desta quinta-feira (05), acompanhados por quatro membros do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Valério, Luís Cláudio Zanzarini, Marcia Niteroi e Álvaro Ciomak. Eles foram recebidos pelo médico coordenador da Policlínica, dr. Paulo Gurres.

Eles relataram que encontraram um quadro diferente do visto na última vistoria, ocorrida no ano passado, citando que ocorreu "efetivamente uma transformação qualitativa no ambiente". O grupo relatou que encontrou pacientes sendo bem atendidos, profissionais zelosos e dedicados ao público, além de novos equipamentos.

Para a vereadora Iara, com a rotatividade de Secretário da Saúde, a Policlínica ficou em uma situação de extrema vulnerabilidade, assim como os servidores públicos ali lotados. "Eu trouxe verbas Federais para esse próprio público. Inicialmente, o então secretário de Saúde, Rodrigo Moreno, disse que usaria a verba para a construção de uma nova ala para atendimento à mulher, compra de aparelhos, prevenção ao câncer de mama", relata.

"Posteriormente, outro secretário de Saúde, Dr. Ademir Watanabe, sinalizou que haveria uma reforma no prédio, e seu fechamento. Estamos lutando fortemente para que esse fechamento não ocorra jamais", diz, enfatizando a falta de um planejamento coerente para a unidade de especialidades.

"Ao contrário do que planejou inicialmente o Governo Crespo (DEM), que é enviar os médios especialistas para UBSs", diz Iara, "os médicos especialistas da Policlínica precisam ficar ali e atender os pacientes, em uma boa estrutura, e não serem enviados para Unidades Básicas de Saúde, para atender casos generalistas", pondera.

O grupo que fez a vistoria no local atribuiu as melhorias ao novo modelo de gestão da Policlínica, levando o local a ser um ambiente de qualidade e com maior eficiência. "Para que isso seja mantido, é essencial que a Policlínica seja gerenciada por profissionais concursados, e não seja terceirizada! Ainda há muito o que melhorar, em especial em termos de estrutura física. Mas o que vimos foi um funcionamento mais eficaz dessa unidade de saúde, fruto de uma gestão mais eficiente", conclui Iara.

André Canevalle Rezende
Assessor de Imprensa
(15) 99601-7667


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto, áudio, vídeo e foto | Comissão Especial acompanhará processo licitatório da merenda em Sorocaba

Tatiane Polis será ouvida dia 09/04 pela CPI do Falso Voluntariado

Werinton Kermes falará em Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação sobre o papel da mídia local e regional