Crise Hídrica: “Níveis da Represa de Itupararanga nunca baixaram tão rápido”, dizem moradores
Crise Hídrica: "Níveis da Represa de Itupararanga nunca baixaram tão rápido", dizem moradores
Fotos anexas. Vídeo completo da visita pode ser acessado em https://www.facebook.com/
Comissão da Câmara Municipal de Sorocaba esteve em Mairinque e presenciou situação incomum para essa época do ano; Conselho da APA de Itupararanga deve se manifestar
A vereadora Iara Bernardi (PT Sorocaba) e o vereador João Donizeti Silvestre (PSDB Sorocaba), membros da Comissão Especial de Abastecimento e da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Sorocaba, estiveram nesta quarta-feira (26/07) na Represa do Ferraz (Bairro do Éden/ Sorocaba) e na Represa de Itupararanga, na região de Mairinque. Eles estiveram acompanhados de Ildéia Maria de Souza e Ganinho Fattori, atuantes junto ao conselho da APA de Itupararanga.
De acordo com o grupo, os níveis da represa estão baixando muito mais rapidamente do que em anos anteriores, o que demonstra que a região poderá sofrer uma situação atípica para essa época do ano. Em conversa com moradores locais, inclusive com pessoas que pescam regular e legalmente na represa, os níveis de água estão descendo cerca de 10 centímetros por dia, uma velocidade muito maior do que nos anos anteriores.
Os moradores acreditam que a descida acelerada dos níveis de água seja decorrente do aumento da demanda dos municípios que utilizam a represa de Itupararanga, como Sorocaba, Votorantim, Ibiúna, Piedade, dentre outras, bem como à falta de chuvas no período atual. Eles reclamam da falta de fiscalização por parte de órgãos técnicos.
"Já estivemos aqui em outras épocas do ano, em anos anteriores, e o que vemos é nitidamente pior. Sorocaba é sede de região metropolitana, e a maior dependente das águas de Ituparranga. Ela tem que liderar um movimento de preservação dessa represa, que envolva outros municípios. Trata-se de uma questão de Estado, não mais de apenas uma cidade", cobra a vereadora Iara Bernardi.
"A Itupararanga é um patrimônio natural de valor imensurável, e que pode estar sendo comprometido para as futuras gerações, se não tomarmos medidas conjuntas efetivas", falou o vereador João Donizeti. "Vamos levar essas informações para o Conselho Gestor da APA de Itupararanga, porque essa é uma questão urgente", afirmou Ildéia de Souza, membro do Conselho da APA.
28/07/2018
Comentários
Postar um comentário