CAOS: Iara Bernardi vistoria ETA do Cerrado e se depara com situação alarmante
Iara Bernardi vistoria ETA do Cerrado e se depara com situação alarmante
Fotos anexas
Vídeo da vistoria: https://www.facebook.com/iarabernardi13/videos/796607397129532/?t=306
"Uma situação inacreditável, que transitou entre o inaceitável, o inexplicável e o surreal". Foi assim que a vereadora Iara Bernardi (PT Sorocaba) classificou as condições estruturais e de conservação de alguns locais de operação da Estação de Tratamento de Água do Cerrado, onde trabalhadores são obrigados a atuar sobre tábuas de madeira que servem de passarelas, sem qualquer segurança, molhadas e colocadas a mais de 60 centímetros do chão, por dezenas de metros de comprimento.
Da mesma forma, uma insegurança total foi verificada em relação à fiação elétrica, exposta e degradada. "Uma condição de total falta de segurança para o trabalhador", disse Iara. A vistoria foi realizada no último dia 12, e seu relatório foi concluído nesta terça-feira (24).
Um outro grave problema foi detectado. Uma grande estrutura, que serviria para a secagem de lodo retirado da água, não estaria em funcionamento. Tal secagem é necessária para o transporte desse lodo por caminhão para um aterro sanitário. Dessa forma, os resíduos de terra retirados da água estariam sendo despejados diretamente no Córrego da Água Vermelha.
Iara detectou, ainda, que uma grande quantidade de água proveniente da Represa de Itupararanga é desperdiçada, sendo despejada diretamente no referido córrego. Essa água passa pelo sistema de filtragem e deveria ser reutilizada, o que não ocorre. "Estamos perdendo essa água, que volta para o Rio Sorocaba, contaminada com os produtos utilizados para a filtragem e com lodo. Esse é um dos problemas da ETA do Cerrado que até hoje não foi solucionado", disse.
"Vamos cobrar explicações sobre o motivo dessa estrutura tão essencial para o abastecimento da cidade, estar nessas condições precárias, em prejuízo à salubridade e à segurança dos funcionários do Saae", diz Iara. A ETA do Cerrado é responsável por abastecer mais de 80% da cidade de Sorocaba, com águe proveniente predominantemente da Represa de Itupararanga, que sofre com baixos níveis em decorrência da estiagem prolongada.
24/07/2018
André Canevalle Rezende
Assessor de Imprensa
(15) 99601-7667
Comentários
Postar um comentário