Prefeitura gastou R$ 2,15 milhões em instrumentos musicais, que ficaram estocados por 10 anos

Prefeitura gastou R$ 2,15 milhões em instrumentos musicais, que ficaram estocados por 10 anos

Fotos anexas

Entre os anos de 2008 e 2012, a Prefeitura Municipal de Sorocaba gastou quase R$ 2,150 milhões de reais em instrumentos musicais que permaneceram estocados em local inapropriado até maio de 2018. Ou seja, passaram-se cerca de 10 anos entre a aquisição do primeiro lote de instrumentos até o início do uso efetivo desses equipamentos musicais. Ao todo, foram 10 empresas fornecedoras dos instrumentos. A maior compra foi no valor de R$ 1.798.822,60, e a menor de R$ 2.070,00.

As informações constam em resposta de requerimentos elaborados pela vereadora Iara Bernardi (PT Sorocaba), elaborados após vistoria in loco da parlamentar nos locais onde estavam estocados os equipamentos. As compras desses instrumentos deram-se durante o segundo Governo Vitor Lippi (PSDB), e os instrumentos ficaram estocados durante todo o Governo Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) e o primeiro ano do Governo José Crespo (DEM).

Apenas em Janeiro de 2018 é que a Prefeitura resolveu dar um destino aos instrumentos, a partir da elaboração do projeto "Estação da Música", por parte da Secretaria Municipal da Educação. Segundo a SEDU, o projeto "visa apresentar a música como parte de um projeto educativo amplo aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, proporcionando o acesso ao conhecimento e vivência musical, articulando-o aos demais saberes do currículo, na perspectiva de uma educação integral".

O projeto visa, sobretudo, "constituir Banda Marcial e Banda Sinfônica Escolar com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de aulas de música práticas e teóricas", aponta o projeto da SEDU. Para a pasta, o estudo da música enriquece o conhecimento e contribui para o processo de ensino e de aprendizagem, "desenvolvendo a criatividade e a habilidade de interagir coletivamente, sob a perspectiva de uma educação de qualidade social para todos".

De acordo com a SEDU, o projeto visa atender, inicialmente, 150 alunos, com aulas teóricas e práticas durante ao menos 3h por semana, com tutoria de instrutores e monitores. As escolas participantes inicialmente, segundo o "Estação da Música", seriam a E.M. Matheus Maylasky, E.M. Leonor Pinto Tomaz, E.M. Achilles de Almeida, E.M. Flávio de Souza Nogueira e E.M. Getúlio Vargas.

Iara Bernardi e o Presidente do Conselho Municipal de Educação e Diretor da UNESP/ Sorocaba, Prof. Alexandre da Silva Simões, vistoriaram um próprio municipal no último dia 23 de abril, motivados por denúncias de que no local estavam estocados milhares de instrumentos musicais há praticamente uma década. Durante a vistoria, eles constataram as denúncias, e identificaram que os instrumentos não haviam ainda sequer sido patrimoniados pela Prefeitura.

"Qual era a finalidade desses instrumentos, que não estavam sequer patrimoniados para sabermos quantos eram e para onde seriam enviados? Somente depois de 10 anos da compra é que resolveram dar uma destinação a eles. Agora quero saber qual era o projeto original que se tinha para a compra de R$ 2,150 milhões de reais em instrumentos musicais", diz Iara Bernardi.

11/06/2018

André Canevalle Rezende
Assessor de Imprensa
(15) 99601-7667

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