Vereadora Iara Bernardi (PT Sorocaba) critica lançamento de edital para terceirização da educação
Vereadora Iara Bernardi (PT Sorocaba) critica lançamento de edital para terceirização da educação
Parlamentar criticou a ausência de diálogo de Crespo na questão da terceirização da educação municipal, e cobrou transparência do Secretário Mário Bastos.
A vereadora Iara Bernardi (PT Sorocaba) criticou duramente a publicação do edital de chamamento público SEDU nº 01/2018 (Processo Administrativo nº 14.273/2018), que dá início ao processo de gestão terceirizada da educação pública municipal de Sorocaba. O edital convoca as instituições interessadas em obter a qualificação como "organização social" na área da educação, "a fim de firmar contrato de gestão para o gerenciamento, operacionalização e execução de ações e serviços de educação no município de Sorocaba", escrever o edital.
Para a vereadora, a publicação desse edital de chamamento antecedeu o diálogo com o Conselho Municipal de Educação, em desacordo com o apregoado pelo Secretário de Educação, Mario Bastos, que teria se comprometido a apresentar aos conselheiros o plano de educação do Governo José Crespo (DEM), mas que não o fez até hoje.
"Esse é um chamamento para que entidades sociais assumam escolas municipais, sejam creches, pré-escolas ou escolas de ensino fundamental que hoje estão com a Prefeitura", diz Iara. "Hoje há uma carência muito grande de profissionais na Rede, mas temos pessoas que fizeram concurso público e não foram chamadas até agora. Acho que isso é até uma ação criminosa, na medida em que as pessoas fizeram concurso, se habilitaram, e as vagas existem, em todas as escolas municipais", diz.
Apesar de haver essas vagas, diz iara, o prefeito José Crespo prefere contratar terceirizadas para assumir escolas municipais. "Então teremos uma rede fragmentada. Eu queria ter uma rede de educação com as propostas pedagógicas de Sorocaba, não fragmentada em entidades sociais com diversas tendências filosóficas e até religiosas. Educação para mim é política pública", defende.
Mobilização dos Servidores – A vereadora utilizou a sessão ainda para incentivar os vereadores a debaterem ativamente a terceirização, e a comparecerem à grande mobilização dos servidores públicos que ocorrerá no próximo dia 10. O ato será contra as terceirizações no serviço público municipal, e se iniciará às 18h30 na frente da antiga Estação Ferroviária, na Avenida Afonso Vergueiro.
"Queremos que o debate da terceirização não passe com o desrespeito que está acontecendo com os Conselhos de Educação e Saúde. Que os vereadores se mobilizem, porque não podemos ficar à parte de um processo tão drástico e tão dramático como o que está acontecendo", diz.
Segundo ela, "nós não temos um rei em Sorocaba. Que esta Casa de Leis não fique de fora, isenta desta discussão sobre essa transformação tão drástica que o prefeito Crespo quer fazer, sem discutir com ninguém", disse.
Saúde – Iara Bernardi também se manifestou sobre a situação da rede pública de saúde, criticando a falta de ação do governo do Estado de São Paulo. Segundo ela, as condições estruturais e funcionais do Conjunto Hospitalar de Sorocaba pioram a cada dia, com pessoas de Sorocaba e de toda a região "morrendo sem atendimento", diz.
Ela diz possuir um depoimento "chocante" de uma enfermeira do CHS, relatando a falta de atenção e de médicos para o atendimento de bebês que estão nascendo no hospital, e ali se encontram internados. "Já fizemos vistorias no local e constatamos a falta de estrutura e de atendimento no local", relata.
Segundo ela, faltam funcionários e equipes de diversos setores, que pararam de atender, como ortopedia, oncologia, e de tratamento de problemas renais. "E piora a cada dia. O Novo Regional não funcionou até agora em praticamente nada. A cidade está absolutamente desamparada no setor hospitalar", diz.
"É a Santa Casa que vai atender Sorocaba e Região? Ela não suporta. E não há nenhuma resposta do Estado ou da Prefeitura, e não tem nenhuma ação concreta da Prefeitura para cobrar do Estado essa questão da Saúde. Eu nunca vi um nível de desorganização e mau atendimento em Sorocaba até hoje como está acontecendo com o governo Crespo", dispara.
O vídeo pode ser assistido aqui:
08/05/2018
André C. Rezende
Assessor de Imprensa
(15) 99601-7667
Comentários
Postar um comentário